-
Presença generalizada de inteligência artificial, carros autônomos e outros na CES 2024
-
De cidades inteligentes à aplicação da IA na saúde, a feira de tecnologia ocorre em Las Vegas (EUA) entre os dias 9 e 12 de janeiro.
- Por Camilla Ribeiro
- 08/01/2024 15h13 - Atualizado há 9 meses
Iniciando nesta terça-feira (9) em Las Vegas (EUA), a CES 2024, apontada como a maior feira de tecnologia global.
O evento contará com a participação de mais de 4 mil expositores, abrangendo marcas e startups globais, profissionais da indústria, líderes da mídia e do governo.
De acordo com a agência Reuters, a CES inicia com a marcante presença da inevitável Inteligência Artificial (IA), buscando converter os dispositivos on-line em produtos mais sofisticados, "inteligentes" e até mesmo "humanos".
Nesta CES, a IA possibilitará a interação aprimorada de robôs, os veículos autônomos terão uma acentuada intuição e os espelhos serão cada vez mais perspicazes, conforme a agência Associated Press.
Confira, abaixo, os tópicos que vão se destacar na feira:
-Inteligência artificial: a IA ocupará posição central com aplicativos que podem melhorar os cuidados de saúde, a sustentabilidade, a produtividade, a acessibilidade e muito mais.
-Segurança humana para todos: a CES colaborará novamente com o Fundo Fiduciário das Nações Unidas para a Segurança Humana e com a Academia Mundial de Arte e Ciência na campanha global “Segurança Humana para Todos”,destacando como a tecnologia está solucionando alguns dos principais desafios do globais.
-Mobilidade: como nos últimos anos, o evento manterá seu enfoque na locomoção urbana, reunindo mais de 250 expositores, abrangendo desde tecnologia automotiva até veículos autônomos e elétricos e de mobilidade pessoal.
-Sustentabilidade: as empresas apresentarão como estão gerando um impacto positivo por meio de inovações em acessibilidade, energia, tecnologia de alimentos, resiliência, cidades inteligentes, água limpa e muito mais.
Enfoque na inteligência artificial
A expectativa é que diversas empresas mostrem como a utilização de lA em veículos está aprimorando sua suavidade e segurança para os motoristas através de melhores assistentes virtuais e monitores de cabine no veículo.
Variadas fabricantes montadoras estão incorporando a IA em diferentes fases de produção para amenizar custos, conforme mencionado por Wendy Bauer, vice-presidente automotiva e de manufatura da Amazon Web Services, que tem BMW e Toyota como clientes.
A IA pode auxiliar as montadoras a otimizar dinheiro, acelerando o desenvolvimento de veículos e assegurando verificações de qualidade eficiente durante o processo de fabricação, disse Wendy.
A Cerence, especializada na fabricação de assistentes virtuais com tecnologia de IA, planeja revelar uma colaboração com a Volkswagen e a Cipia.
Ambas juntas, buscarão iniciar um sistema que monitora sinais de distração e sonolência nos motoristas.
Contudo, o foco não será apenas nos veículos.
A NEC, do Japão, apresentará um software que capacita dispositivos móveis a analisarem padrões faciais e condições das pupilas para estimar os sinais vitais e o estado mental humanos.
De acordo com informações da agência Reuters, os produtores de PCs e smartphones planejam mostrar como seus produtos usam IA, algo que fabricantes de chips como Intel e AMD confiam para proporcionar uma fonte adicional de receita.
Na quinta-feira (4), a Microsoft anunciou que computadores Windows receberão um novo botão de IA, com demonstrações previstas durante a feira.